Acordei cedo, 5:00 horas, e ainda chovia. Ao olhar os e-mails vi um do Tiago das 05:00 convidando-me para pescar. O tempo ainda estava nublado e inseguro para eu chamar o Célio e mandei uma mensagem aos mineiros via celular do irmão mas não tive resposta, certamente devido ao horário.
As o5:40 o Tiago chegou aqui em casa e fomos para Itacimirim. Ao chegar no acesso a Itacimirim, chovia e o tempo estava fechado e como lá não é bom na maré vazante fomos para Sauípe. Ao chegar lá o tempo estava melhorando e indicava bom tempo.
Na praia já tinha cerca de 12 varas, cinco delas de Seu Vilas, pescador habitual do local, e as outras de mais três pescadores.
Armei logo a vara Tacom recém modificada com uma carretilha Abu 6601 C4, com linha mono de o,30 e fiz o primeiro lançamento com uma chumbada de 115 gramas. O arremesso foi bom, cerca de 90 metros, mas senti que o peso estava pouco. Fui pegar uma chumbada de 125 gramas e descobri que não tenho mais nenhuma chumbada desse peso. Estava com mais duas chumbadas de 115, duas de 110, uma míssil e outra triangular e mais duas de 110 esférica. A chumbada seguinte era de 160 gramas. Tentei com ela mas senti que é pesada demais para a vara, apesar do casting (peso possível de lançamento) indicado na vara ser de até 300 gramas.
Embora tenha concluído que a vara ficou boa, que o espaçamento dos passadores está correto, certamente não tive um lançamento sequer que chegasse aos 100 metros. Vou fabricar mais chumbadas de 125 gramas e refazer o teste.
Quanto a pescaria, essa foi um sucesso. Pegamos cerca de sete quilos de peixes e os maiores foram bagres. Soltei diversas peças pequenas, só levei para mim os barbudos (paratis) e as pernas-de- moça (betaras) que pesquei e ainda assim foram 19 peixes que pesaram quase três quilos. Tivemos que aliviar o peso da caixa térmica, jogando fora água e gelo, para o Tiago subir a rampa de volta. Tiago levou 22 peixes.
Pescamos todo o tempo com pititinga média congelada, eu usei uma vara com anzóis offset gamakatsu número 2 e outra com um maruseigo ring eye 12, também da gamakatsu, já que só dava peixes na faixa das 200 gramas.
Já próximo a hora da saída, a vara que estava com os anzóis maruseigo recebeu uma forte batida, vergou bastante e voltou rápido, como que a linha tivesse partido. Ao puxar constatei o motivo: mesmo com a carretilha regulada para pouco peso, o anzol abriu. Ajudado pelo fato de estar usando linha multifilamento, que tem a elasticidade próxima do zero, sem amortecimento. Uma pena, pois teria sido o peixe do dia. Usar anzóis pequenos, embora aumentem a chance de capturas, nos sujeitam a casos como esse.
As 14:10 fomos embora e pegamos um engarrafamento de quase duas horas, desde a Praia do forte.
E a foto de Tiago já em sua casa, com os peixes que levou.
Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca
Prezado Milton,
ResponderExcluirparabéns pelo seu blog. Além das informações interessantes, é muito agradável de se ler.
Fiquei com uma dúvida quanto a carretilha ao fundo do anzol que abriu... parece um pouco diferenta da ABU 6600 c4 que eu tenho (além da cor e manivela no lado oposto). Fez alguma adaptação?
Um feliz 2010!
Meu caro; outro dia percebi vc meio que desmotivado com o blog. Por favor, em nome dos pescadores de praia, continue com esse trabalho que já é uma(senão a única)referência da pesca de praia na Bahia. Acho até que devia ampliar de blog para página, pois a participação seria bem relevante. Um bom 2010 e com bastante matéria e ensinamentos para nós, simples mortais das praias. abraços/alvaro
ResponderExcluirMuito obrigado, amigo, por seu gentil comentário.
ResponderExcluirVocê tem razão, aquela carretilha da foto é uma Mariner Caster 400 5Bi abastecida com multifilamento 0,15 da Pelagic. A Abu estava vara TACOM com Low Rider que eu estava testando e usando nelas anzóis bem maiores (Gamakatisu offset número 2). Veja mais detalhes dela em http://www.milpesca.com/2009/09/troca-de-manivela-em-carretilhas.html
Grande Álvaro. Ave. Muitíssimo obrigado pelos votos e palavras generosas. Pescaria e o que está ligado a ela nunca me desanimam, mas tenho trabalhado muito ultimamente. Meu Paiceiro de pesca, que sempre me anima, também andou meio devagar, mas estamos voltando. Um feliz 2010 para você e sua família. Milton
ResponderExcluirOlá Milton! Essa pescaria foi boa.
ResponderExcluirOi Tiago, faltaram os "peixões". Na próxima pegamos eles. Um abraço.
ResponderExcluir