Fui hoje ás 05:30 ao Buraco do Padre, aqui no Principado de Stella Maris.
A última vez que tinha estado por lá foi em meados de novembro do ano passado e tinha muito sargaço. Hoje não foi diferente, logo ao chegar a areia cheia de sargaços indicava que a pescaria não seria fácil, não só pelo fato do sargaço pesar na linha, mas também por ele esconder a isca. Clique aqui para ver dicas de como "sobreviver" ao sargaço.
Como estou decepcionado com a performance da vara Sumax Surf Coast, recém comprada após um esforço orçamentário, aproveitei a ida a praia para esgotar as possibilidades com ela. Aproveitei também para testar um reparo que fiz em dois molinetes.
Primeiro utilizei ela com uma carretilha sem devanador, uma Marine Caster e usei chumbadas de 110 (redonda), e 115 e 125 gramas (piramidais triangulares) e com todas não passei dos 90 metros. Usei uma linha 0,30, sem líder, e uma parada (chicote) de 3 anzóis iscados com pititinga, tudo para ficar bem próximo da realidade. Esta baixa performance eu já tinha notado no último torneio.
Instalei então o molinete Daiwa Emcast 6000 abastecido com 125 metros de linha multi 0,18 da marca Pelagic e usei a chumbada piramidal de 125 gramas e como com o molinete a linha sai em excesso, formando uma catenária (barriga) , diferentemente da carretilha, fui fazer o lançamento em seco, na areia, e medi com com padrão que usamos para medir as raias em torneio de pesca.
Meti o braço e quando a chumbada tocou a areia tinha saído os 125 metros da multi, mais 8 metros do líder e mais alguns metros da cama do molinete. Pensei: caramba, mandei há cerca de 125 metros.
Fui medir com o padrão e acompanhando a linha já fui vendo que a catenária (barriga) tinha sido grande. Medi 100 metros no padrão, contei 12 passos e achei o chumbo enterrado na areia. Resultado: lancei cerca de 110 metros. Muito bom. Os Emcast 6000 recém reparados farão par com a vara Sumax Surf Coast.
O que posso deduzir do pífio desempenho da Surf Coast com a carretilha, ao contrário da Vara Rainbow Coral com a qual eu lanço mais longe quando uso uma carretilha, é que ela tem uma "espinha" pronunciada, clique aqui para saber mais a respeito de "espinha da vara", e ao trabalhar invertida, caso de uso com carretilha, sua ação diminui bastante.
Sai de sapateiro. O único peixe que vi foi uma garoupinha de são tomé, pescada por um colega que lançava sobre as pedras, ao norte de onde eu estava.
Grande Milton!
ResponderExcluirEstive também no buraco do padre, só que no dia 12/02 - sábado. Cheguei por volta das 06:00, e para o seu consolo ou tristeza, rss o maré estava cheia de sargaço também. Nem sei se posso chegar a dizer que pesquei, fiz apenas 2 arremsssos, com a mesma isca intácta de camarão. Quando cheguei o dia estava bonito, em questão de minutos apareceu um vento não sei de onde, trazendo uma chuva não sei pra que... Em fim nada bom. Resolvi então ir para a sede de praia do bahia, quando cheguei lá haviam umas 5 pessoas pescando, então disse agora vai melhorar. Engano meu, quando percebi, estavam cercando justamente aonde estávamos lançando e foi um senhora rede, mataram mais de 50 xareus de +/ 8 a 10kg fiz um vídeu e vou passar pra você.
Depois disso só só restou aos que estavam pescando, recolher o material e bater em retirada.
Fim de semana sem produção, Mas alegre pela pesca.
Abraços
Ricardo
Olá Ricardo. Há uma conspiração no universo para que não pesquemos.:-) Manda o vídeo. Um abraço.
ResponderExcluir