Não carregue uma bateria dentro do caiaque, nem mesmo com um painel solar de baixa potência!!
Já a algum tempo venho recomendando que os colegas não carreguem suas baterias dentro do caiaque, e agora sou enfático quanto a isso.
Ontem ao colocar a bateria para carregar, por sorte fora do caiaque, em casa, no gabinete, poucos minutos após ter conectada a bateria ao carregador, tive um princípio de incêndio o qual notei após ver uma luz amarelada ao passar casualmente pela porta do gabinete e em seguida pelo cheiro.
Desconectei o carregador e empurrei a bateria para fora com uma vassoura e, quando notei que a chama vinha dos gases, apaguei com água.
Essa bateria já tinha mais de três anos e a uso desde o primeiro Hobie Outback, de 2013 e já usava em outros caiaques desde 2011.
Certamente a recarga, mesmo de baixa corrente, por alguma falha interna da bateria, talvez devido ao tempo de uso, liberou os gases. Só não descobri ainda o que ignitou os gases.
Nesse caso, fusível não adianta, pois após a ignição dos gases só apagando as chamas e tirando a fonte de ignição para que não incendeie de novo.
Hoje no OBK, quando no mar, uso três baterias, sendo duas de 7Ah, uma exclusiva para o sonar pois os sonares modernos co m GPS e transduceres (sonda) de alta potência são grandes consumidores de energia, chegando alguns a incríveis 1,3A, e outra exclusiva para a bilg pump, por questão de segurança. Uso ainda a terceira bateria de 4Ah da câmara Eken h9, de gravação contínua (grava 11H05 min continuamente em 1080P, 30 FPS), então tenho risco triplicado no uso de bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.